Search
Close this search box.

[Supply Chain] Resiliência na Cadeia de Suprimentos (CS)

Temos visto nos últimos anos muitas empresas implementarem várias iniciativas, como por exemplo a fabricação terceirizada e uma maior variedade de produtos, com a intenção de obter reduções de custo e maior participação no mercado. Essas iniciativas são, sem dúvida, eficazes em um ambiente estável, mas podem tornar a CS mais vulnerável a vários tipos de interrupções, que podem ser causadas por ciclos econômicos incertos, alterações na demanda dos consumidores e desastres, tanto naturais quanto provocados pelo homem. Com isso, cada vez mais, estamos vendo as atividades da CS apresentarem um risco intrínseco de interrupções de pouca ou baixa previsibilidade. As redes das cadeias globalizadas, mais enxutas, possuem cada vez menos folga disponível, que lhes permitam absorver eventuais incertezas. E, se não forem bem entendidas e geridas, tais incertezas podem desencadear potenciais consequências negativas, devido aos riscos que causam, o que pode levar a perdas incalculáveis. Eventos globais recentes mostram um alerta de que vivemos em um mundo imprevisível e em constante mudança, com tsunamis, furacões, terremotos, inundações, ataques terroristas, doenças (como a pandemia do COVID19, presente no momento em que escrevemos este texto) e recessões econômicas diversas, muitas vezes em decorrência justamente destes eventos listados anteriormente.

Com isso, torna-se importantíssimo discutir resiliência na CS, e podemos fazê-la com base em alguns facilitadores, tais como Agilidade, Colaboração, Compartilhamento de Informações, Sustentabilidade, Compartilhamento de Riscos, Confiança, Visibilidade, dentre outros. Tal aprofundamento nos ajuda a entender o que é resiliência na CS e o quão importante ela é para a sobrevivência das empresas.

Diante disso, acreditamos que o assunto Resiliência na Cadeia de Suprimentos estará cada vez mais em destaque, e as empresas que a compreenderem, fizerem uso das ferramentas corretas, e souberem se adaptar às perturbações que certamente virão, sairão à frente, em um mundo que se apresenta cada vez mais incerto.

Professor convidado: Islan Gomes

Vamos conversar
Precisa de Ajuda?
Instituto Nomm
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?